segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Sobre cortar o cabelo em casa


Hey, como vão? Meu deus, minhas redes sociais bombaram tanto mês passado que nem soube como reagir, teve gente surtando achando que eu tinha ficado careca, pessoas perguntando quem cortou, pior foi quando eu contei que foi eu mesma que cortei e os motivos... O que tinha de perguntas sobre cortar o cabelo foi impossível responder a todas, mas hoje vou falar um pouquinho sobre cortar o cabelo em casa, espero tirar todas as dúvidas por aqui, então vem comigo!
Pra quem ficou no mundo da lua por esses dias, eu cortei o cabelo, tirei boa parte do que me atormentava sozinha. O que ninguém sabe, ou ao menos não lembram, é que eu corto o meu cabelo sozinha desde os meus 11 anos, já acabei com o meu cabelo testando cortes até aprender tudo que eu sei hoje, vi muitos videos e acompanhei muitos profissionais, mas não sou profissional! Por esse motivo não corto o cabelo de ninguém que não seja próximo, mas posso dar algumas dicas para quem quer se arriscar nessa vida de cortar o cabelo em casa.

Começando com os alertas, se você nunca fez isso é bem provável que vá errar, sim! Não adianta ficar com raiva de mim, eu sei o que eu to falando, eu mesma comecei desfiando com uma gilete, tirei alguns fios, até ai tudo bem, mas quando resolvi fazer um corte mesmo fiquei a cara do Pelanza.
Aleta numero dois, assista muitos videos e muitos profissionais cortando cabelos, só assim você vai entender como segurar as mechas e como elas vão ficar quando voltarem ao lugar após o corte.
Terceiro alerta, tenha muita certeza, quando você corta o cabelo sozinho (a) e da errado, não tem com quem você reclamar a não ser consigo mesmo. Uma das consequências da minha franja torta, foi ficar chorando no chão com os fios na mão. Ah, cuidado com o tédio, ele foi um dos motivos pra franja e pelo cabelo de agora, que alias estou amando <3

Bora lá para as dicas então, os cabeleireiros estão me odiando agora, mas vamos mesmo assim.
Quando você resolve cortar o cabelo você deve escolher o material, geralmente o mais próximo de nós é a tesoura e a gilete, mas também podemos ter a navalha. Começando pela navalha, se você tiver uma igual a dos profissionais, isso vai salvar sua vida, pois o desfiado não vai ficar tão marcado quanto a navalha de tirar a barba e tal. O mesmo acontece com a gilete, ela desfia muito o cabelo, mas se você não pega uma certa técnica ela acaba cortando "reto" e o que era pra ser um desfiado acaba se tornando um pesadelo. Com a tesoura não tem choro, é reto e pronto, e eu só recomendo se você estiver interessado em tirar o comprimento, caso contrário, gilete e navalha ok?
Sobre cortar o cabelo molhado ou seco, você deve saber escolher bem também, existem os prós e os contras dos dois que eu vou contar agora!

Cabelo molhado, mais recomendado para quem pretende cortar com a tesoura, "Bia, porque?" Acontece que com o cabelo molhado conseguimos alinhar mais os fios, assim conseguimos acompanhar se o corte esta reto, porem existem dois problemas que são resolvidos com um pouco mais de técnica, quando estamos cortando, parte da mecha pode entrar entre os dedos, o que faz com que possivelmente fique torto. Também tem a questão de encolhimento, que pode desesperar muitas pessoas, então se você pretendia tirar dois dedos, tire um só.
Cabelo seco é mais recomendado para cortes desfiados ou bordados. Geralmente quando desfiamos queremos tirar as marcas e o volume do cabelo, os mesmos que só aparecem com o cabelo seco, porem é mais difícil alinhar, então é bom fazer uma chapinha antes de cortar! Mas olhe pelo lado bom, logo após o corte você já vai ver o resultado e não vai precisar esperar secar.

Eu sempre digo que cortar o cabelo em casa é uma questão de tempo, quase como descolorir. Nem sempre vai ficar perfeito na hora, principalmente se você não tiver a ajuda de ninguém. Até você pegar a pratica dos fios, ou seja pra onde ele vai e como ele vai ficar depois de cortado, você vai cortar mais de uma vez até que fique exatamente como você quer. Um exemplo simples é, imagine que você vai fazer um corte chanel, nem sempre você consegue ver a parte de trás para deixar ele reto como deve ser, e uma hora você vai ver o fio maior e vai ter que arrumar, então serão vários cortes até atingir o resultado desejado. Vale mais um alerta, cuidado com cortes de cabelo, sou a prova viva de que isso vicia! Minha dica mais preciosa para quem está decidido a cortar é, tenha sempre dois espelhos, assim não vai acontecer de ficar torto na parte de trás.
E cuidado, se você não esta confiante, junte um dinheirinho e vá em um salão, é sempre melhor ter alguém pra culpar se algo der errado.

Mas Bia, você não vai ensinar a cortar? Não, pois como já disse eu não sou profissional. Essas dicas valem para quem já aprendeu o corte e quer algumas dicas para cortar em casa, só isso. Então ficamos quites, os profissionais não vão me odiar demais e nem vocês ta ok?
É isso por hoje gente <3

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Bom adorei a dica e sua coragem kk ' vou tentar fazer isso em casa sqn !
    Adorei o nome do blog e está tudo maravilhoso,vou seguir pra ficar ligadinha em tudo <3
    PARABÉNS E SUCESSO


    http://misturadmoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nunca tive coragem de cortar meu cabelo sozinha,somente franja e desfiar com gilete kkkk mas nunca errei n,pq minha mae era cabelereira entao sempre observava como ela era cortada,achei q profissionaois e meu vô estragaram mais vezes minha franja que eu mesma ! Kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miga, acho que eu comecei a cortar sozinha por que eu sempre ia no salão eu nunca saia como queria, ai fui testar e deu certo. kkkk
      Beijos :*

      Excluir
  3. Bia, cortei meu cabelo hoje sozinha, inclusive kkkkk cortei com aquela tecnica de prender o cabelo jogado pra frente, ja ouviu falar ou já cortou assim? achei super facil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Essa é a melhor pra quem não quer se arriscar muito, sem contar que o corte fica lindo :3 :3 Beijos <3

      Excluir
  4. Oi Beatriz!!
    Li um pouquinho da sua história e fiquei impressionada com a sua coragem. Também cortei o cabelo esses dias, mas já está tão grande que quero tosar de novo hahaha

    Adorei a arte do seu blog.

    Vem conhecer o meu também, vou adorar sua visita.

    www.algodaodoceblog.com

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi sua linda, que bom que gostou do meu cantinho :3
      vou visitar o seu sim, pode deixar <3 Beijos

      Excluir
  5. Eu posso dizer que sei bem como é cortar cabelo sozinha hahaha já fiz isso, já acabei com a minha franja e quando cresceu acabei com ela de novo. Tudo por culpa do tédio! haha tenho amigas que cortam o cabelo sozinha e de tanta prática nem aparece, se tiver erro não aparece!

    Beijos,
    rodoviadezenove.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente quando você tem os dois espelhinhos certinho e a pratica fica bem mais fácil. E o tédio é o maior inimigo quem tem tesoura e coragem em casa kkk. Beijos :*

      Excluir
  6. Oi Bia, eu sempre cortei meu cabelo sozinha também e comecei quando eu tinha 11 anos mais ou menos, assim como você. Eu sei que o ideal é cortar com o cabelo molhado, já que eu sempre corto com tesoura, mas eu não gosto muito, prefiro cortar a seco. Mas confesso que no começo eu já cometi erros e até mesmo fiquei com o cabelo curto só de um lado, pois estava tentando fazer camadas no cabelo. Hoje em dia não cometo mais esses erros ainda bem haha
    www.gislainediasblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKK, acho que isso acontece com todo mundo no começo, eu comecei na época emo, e a moda era cabelo arrepiado em cima e todo desfiado em baixo, pior coisa que fiz na vida, mas ainda bem que você me entende, estava me sentindo um peie fora d'agua agora kkk, beijos :*

      Excluir