domingo, 17 de janeiro de 2016

SOS Blogueiras iniciantes.


Hey, olha quem esta aqui com dicas para blogueiras? Eu sempre ajudo as meninas novas nessa blogosfera, mas também quase sempre elas que me trazem mais problemas. Eu sei bem que algumas não tem ideia do que estão fazendo e por isso eu vim aqui contar o que deu certo e o que não deu certo nessa minha caminhada de quase dois anos, junto com algumas dicas que eu sempre tiro de grupos para blogueiras. Então vem comigo que eu tenho certeza que vocês vão ver a blogosfera com outros olhos!


No começo tudo é difícil, isso é fato! Começando pelo nome do blog, até eu já tive problemas com nome de blog (rs). Quem me acompanha desde sempre talvez se lembre do Nonstandard Fashion, ou do Cat Rag, Nomes muito ruins que quase ninguém gostou ou entendeu, e foi ai que eu percebi que Bia ao Contrário, além de ser um nome em português, pode atrair muito mais gente. (Que fique registrado minha primeira dica).
Nos dias de hoje, com milhões de blogs e milhões de nomes diferentes é muito difícil achar um nome bom, criativo, que te defina e que defina o seu blog. As vezes mesmo o nome mais criativo do mundo pode estar sendo usado e isso é um pesadelo, então bora pra dica para a escolha do nome.

Funciona: Para escolher o nome do seu blog (caso ainda não tenha nenhum em mente) você vai precisar de 3 folhas, canetas e o tio google. Pegue o tema do seu futuro blog e anote em uma das folhas, seguidos de seu nome, coisas que você gosta e coisas relacionadas. Na outra folha coloque adjetivos, coisas relacionadas ao seu dia-a-dia, objetos... Na terceira folha tente combinar as palavras de um jeito que te agrade e que represente você e seu blog. O objetivo disso não é nem achar o nome do seu blog, mas te ajudar a ter ideias bacanas para nomes legais, então mesmo que o nome não sair dai, isso vai te dar muitas ideias. Para finalizar é só ir no tio google e pesquisar para ter certeza de quem ninguém teve a mesma ideia que você! Ah, não esquece que registrar o nome o mais rápido possível para que ele seja legalmente seu.

Não funciona: Usar nomes que já existem sinceramente é ridículo, não façam isso, domínios com traços, números, vários A's, são feios e ainda confundem os leitores na hora de encontrar o seu blog. Nomes como Boca Verde Florescente, Fulana Secrets, Depois dos Noventa, etc não colam, sempre que o leitor entrar no seu blog ele vai lembrar do blog original e não do seu. Não funciona também querer comprar o domínio da colega, mesmo que te vendam, ela já construiu um legado e os leitores dela não vão esquecer assim tão fácil. Tentar hackear, o blog de outra pessoa só por causa do nome só mostra o quanto você é incapaz de ter um blog, então bola pra frente e use a sua criatividade e não a dos outros.
Agora falando sobre a plataforma do blog, sim para ter um blog é preciso ter uma plataforma, a plataforma é onde você escreve o seus posts, onde eles ficam salvos e em algumas, até onde você visualiza as interações dos seus leitores com você. Ela é muito importante para o desempenho do seu blog e para isso é preciso conhecer todas as funcionalidades. Aqui vão dicas para escolher a melhor plataforma.

Funciona: Abra conta em várias plataformas, assim você faz um "test drive" antes de entrar de cabeça. Mudar de plataforma é super normal, o que não rola é mudar de nome! Pesquise muito bem antes de começar, ouça opiniões e descubra as particularidades de cada uma, afinal o que é bom para um pode não ser para outro. O ideal mesmo é utilizar a plataforma que mais te agrada e a que te dê mais liberdade para fazer o que você pretende fazer.

Não funciona: Muitas plataformas são bem profissionais e por isso muita gente se sente pressionado a ir direto para ela, mas isso definitivamente não funciona, de que adianta ter a melhor plataforma e não conseguir usa-la? Não funciona também entrar em uma plataforma só porque a sua blogueira favorita usa a mesma, ela se adaptou com a plataforma dela e você precisa se adaptar com a sua (a não ser que você se adapte)
Acho que a coisa mais difícil, não só para blogueiras iniciantes, mas para as velhinhas também, é conseguir leitores, acontece que essa dificuldade triplica quando somos novas nesse mundo porque quase ninguém nos da atenção, mas tudo é questão de tempo e de muito trabalho.

Funciona: Divulgar, blog precisa de muita divulgação, muito boca a boca e é assim que surgem os leitores. Procure grupos de blogueiras, grupos para divulgação, grupos que tratem do mesmo assunto que seu blog e grupos do G+, junte todos os interessados em um lugar só para ficar mais fácil, como uma pagina no facebook ou no twitter, compartilhe com seus amigos e jamais tenha vergonha do que você faz. Blogar é questão de orgulho e não de vergonha <3

Não Funciona: SPAM (ato de enviar seu link a diretamente a pessoas que não pediram), não adianta sair deixando seu link em toda parte, isso só faz com que sua taxa de rejeição aumente e com que as pessoas fiquem com raiva de você. Além de que pessoas podem denunciar o seu link e você poderá ficar impedida de divulgar. Trocas também não funcionam, geralmente só trás nervoso pela falta de reciprocidade, e ainda só aumentam os números, não os leitores que são o real foco.
Comprar likes também é o mesmo principio, pois as pessoas vão deixar o like sem nenhum interesse e no fim a pagina cairá no esquecimento.
Imagens também podem trazer muitos problemas para blogueiras e para isso tempo na blogosfera não diferencia quem vai ter problema ou não. A maioria das blogueiras usam imagens do google o que é perigoso, já que o dono da imagem pode reivindica-la a qualquer momento e seu post ficara sem imagens, e além disso é crime de plágio.

Funciona: Usar suas próprias imagens, para isso é legal investir em câmeras e até em editores de imagem. Usar suas próprias fotos com uma boa edição é a melhor opção para quem não tem ideia para capas de post. O problema mesmo é quando o assunto é resenha já que nem sempre a foto do produto fica perfeita quando tiramos, mas em casos como esse o ideal é pedir a autorização do dono da imagem para que você possa ilustrar seu post e oferecer os créditos.

Não funciona: Pegar qualquer foto que você vê pela frente sem ao menos pedir autorização ou saber se pode ou não pegar, modificar a imagem sem autorização trocando cores ou fazendo cortes, adicionar sua logo como se a imagem fosse de sua autoria, tudo isso sinaliza plágio que é crime! Saiba que nada disso adianta pois o google tem uma ferramente muito boa para identificar plágio e todo o seu trabalho será em vão.
Agora finalizando, o assunto mais cobiçado por todos os blogueiros dessa blogosfera, as amadas parcerias, mas se engana quem acha que é só chegar e receber presentinho, já vou logo avisando, parceria é a coisa mais difícil nesse nosso mundo e se você esta entrando nele só por causa disso já vou avisando que começou bem errado, primeiro você bloga por amor! Parcerias é um assunto muito extenso que vale até outro post, então vou dar algumas  dicas básicas e quem sabe em breve eu abordo o assunto com mais detalhes.

Funciona: Fazer um bom trabalho, ninguém vai presentear alguém que não trabalha direito, ser influente no grupo de pessoas que leem seu blog (mais um motivo para não fazer trocas), mostrar resultados, afinal isso é uma parceria e no fim das contas deve ser bom para os dois, ser amigável pois ninguém gosta de blogueiras grosseiras. Se você estiver pedindo parceria disponibilize um mídia kit, vai facilitar muito para empresa na hora de conferir os seus dados, e deixe o seu contato bem localizado para que possam entrar em contato com você.

Não funciona: Sair pedindo parcerias publicamente para todas as lojas que você vê pela frente, ser grosseira porque uma loja não aceitou sua proposta só fará com que as outras lojas se afastem, mentir sobre os resultados das suas redes sociais também não funciona pois são facilmente desmascarados.
Enfim, parcerias é um assunto muito extenso que é melhor ser discutido com mais detalhes.
Por fim, vou deixar alguns links que vão te ajudar muito na hora de blogar!

Para encurtar o link da sua postagem na hora de divulgar
Para calcular os seus dados mais detalhadamente
Para tirar inspirações
Para tirar inspirações
Para editar imagens
Para ter fontes diferentes
Para descobrir plágio
Para comprar o seu domínio
Para divulgar seus posts (leia as regras)


Então por hoje é só minha gente, espero que tenham gostado, e quero ver muitas bloguerinhas novas por ai <3 <3 Um beijo e até o próximo post :*

Comente com o Facebook:

36 comentários:

  1. estava aqui tentando olhar alguns blog e simplesmente fico estatalada no seu. lindo demais.e as dicas são super validas, bem importantes, e o post esta bem elaborado. adorei, e vou olhar alguns desses links. beijoooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaw, obrigada <3 <3 Que bom que passou por aqui. Preciso ressaltar que amo o seu cabelo! :*

      Excluir
  2. As dicas são super válidas, adorei seu blog ! Sucesso <3 beijos!

    ResponderExcluir
  3. Bia obrigado pelas dicas! Mesmo sendo macaca velha da blogosfera eu sempre desistia e voltava então sempre tenho algo a aprender com outras blogueiras!! Dicas muuuito úteis, e pelo que percebi acho que estou no caminho certo rs beijo! ❤


    Uma Tubaronense

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aee \o/ Que bom que esta tudo dando certo pra você :3 <3 <3

      Excluir
  4. Adorei as dicas bia e concordo com você sobre os leitores tem que haver muita divulgação mesmo. Beijinhos 💕
    nickdamenty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Post Mara, vou colocar algumas dicas em pratica já!
    Bjs Bia ♥

    www.alternativegirl.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque sim que vai te fazer muito bem :3
      E alias, adorei o nome do teu blog, vou visitar <3 <3

      Excluir
  6. Adorei o post, mas gostei mais ainda do layout do blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. não sou tão iniciante, mas adorei as dicas Bia, realmente conquistar leitores é a tarefa mais dificil né, mas com empenho e dedicação, aos pouquinhos vamos crescendo.
    pequenatagarela.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é muito difícil mesmo, mas é só trabalhar certinho que tudo da certo <3

      Excluir
  8. Ótimo posts, parabéns. Tenho já alguns aninhos nesses blogs da vida e já errei feio nos nomes hahaha, o meu mais recente (tá no ar deste o começo do ano) foi o nome menos estranho que coloquei e que tem um bom significado (o Rua 213). Eu uso muita fotos dos outros, as quais pegos no we heart it, mas sempre ponho o link embaixo onde relaciona a imagem com o site onde peguei, tenho que começar a bolar fotos com minha autoria mas complica quando tenho que por em crônicas.
    blogrua213.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é assim mesmo, é errando que se aprende e adorei o nome do teu blog viu <3 <3

      Excluir
  9. Eu adorei o post. Muito bem explicado e nem simples de entender. Posso falar que adorei mais mil vezes? Hahahaha.

    http://labiosconfusos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Arrasou totalmente nas dicas! Até dei risada no inicio do post quando voce falou que algumas dão problemas kkkk. Tio Google é o melhor ajudante. Quando eu entrei nesse mundo de blogs, que pra mim foi um dia desses, eu era super na minha, não saia por aí me arriscando. E o que eu vejo hoje em dia é a galera se arriscando sem mesmo pesquisar antes. Suas dicas foram fantásticas para as meninas que acabam de chegar nesse mundo de paraquedas quebrado e não sabem o que fazer hein. Beijo

    Mergulhares | Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje eu acho engraçado também, porque meus maiores problemas foram com as novas sabe, a maioria por plágio e tal, mas hoje eu sei que muitas não tiveram essas dicas, muitas não sabem o que pode e o que não pode, e por isso desse post pra tentar ajuda-las <3 <3

      Excluir
  11. No início eu criei um tumblr, mas pra encontrar o nome certo eu penei ahushua, depois de uns meses eu encontrei o que queria, aí um tempo depois "migrei" pro blogger e criei o blog (agora com o domínio próprio).
    Suas dicas são muito boas <3

    www.verifiqueapagina.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também :3 Comecei no tumblr, achei que nunca ia me acostumar com outro e cá estou eu, no blogger kkk :3 Beijos :*

      Excluir
  12. Adorei as dicas e os links, Bia! São dicas essenciais e dúvidas que todo mundo tem ao criar um blog. Post super útil. <3
    E ESSE BLOG?! Tô apaixonada por ele e pelo seu cabelo!!! hahahaha. Amei tudo! Parabéns <3

    Lovecats | allieprovier.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nho <3 <3 Obrigada sua linda, obrigada por tudo mesmo viu! Que bom que gostou <3 <3

      Excluir
  13. Adorei as dicas parabéns por ter se preocupado em deixar alguns liks muito valiosos para quem está começando agora arasou no post ta de parabens mesmo rs ♡

    http://mariimatoss.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Bia amei o post, e não é bem dificuldade, mas no começo me sentia muito insegura em relação ao blog, justamente porque criei ele apenas para pulicar meus textos, conforme o tempo foi passando percebi que gostava mesmo daquilo que fazia. E sempre fiz tudo com muito capricho e cuidado, então quando chegou o momento me inscrevi em uma parceria com uma editora grande e fiquei mega feliz quando a resposta veio ontem.
    Por isso essas dicas são importantes e acredito que esse post serve até para quem já esta a mais tempo na blogosfera.
    P.S: Primeira vez que visito seu cantinho, sempre te vejo no BGS <3

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awww sua linda, que bom que apareceu por aqui viu <3 <3 E eu sei bem que muita gente tem essa insegurança quanto a divulgar ou não, escrever isso ou não, comigo foi assim e tenho certeza que com todo mundo é. Acho que as dicas ai de cima são boas para esclarecer muita coisa dessa blogosfera, pena eu não tenha falado um pouquinho mais sobre essa vergonha que muitas tem! Beijos :*

      Excluir
  15. Adorei o post, muito bom. Já faz um tempinho que uso blogs, sem sucesso. E várias dicas ali me ajudarão muito, com certeza.
    Obrigada, beijos :*
    http://feitobailarina.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai na fé que tudo da certo <3 <3 Que bom que gostou, beijos :*

      Excluir
  16. Ótimas dicas, Bia!!! Eu já tive infinitos blog com nomes em mil idiomas, só pra ter o título que eu queria, noite que era cagada! Quando comecei com esse, que levo mais a sério e me dedico mais, era sorria-maria.blogspot e na hora de comprar o dominio, vi que ja existia uma loja com esse nome, mais uma vez o sufoco pro endereço... Mas deu tudo certo! Depois de muito pensar e ajuda das amigas hahaha

    Além do post, adorei seu blog! Muito sucesso
    Beijos, www.dudiva.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida é assim mesmo, o legal de tudo isso é que mesmo depois de você ter descoberto que já tinham usado o nome que você queria você não desistiu e esta aqui hoje aproveitando essas dicas <3 <3 Beijos sua linda, obrigada viu :*

      Excluir
  17. Muito obrigada pelas dicas é sempre bom se manter informada e corrigir alguns errinhos e vou visitar todos os links que você deixou :)

    http://misturadmoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. nossa ainda bem que existem blogueiras que ajudam outras nesse começo é tudo muito dificil né eu juro que não sabia nem por onde começar foi fuçando na net que achei blogs assim como o seu que ajuda quem esta começando e se sentindo um peixe fora da lagoa muito obrigado e ainda vou visitar tbem todos os links ai em cima super beijo ate a proxima e obrigado flaamanciokibelezza

    ResponderExcluir